O que é transformação digital no contexto das ONGs?

A sua ONG ainda está na era analógica ou já iniciou a jornada da transformação digital? Entenda como a transformação digital é essencial para a sua ONG continuar atuando no terceiro setor.

Compartilhe esse post

O que é transformação digital no contexto das ONGs?

A sua ONG ainda está na era analógica ou já iniciou a jornada da transformação digital? Entenda como a transformação digital é essencial para a sua ONG continuar atuando no terceiro setor.

Compartilhe esse post

Pra lá de um assunto que está na moda, a transformação digital faz parte do nosso dia a dia. Ela é responsável por diversas mudanças que temos experimentado ao longo dos anos. Por isso é importante estarmos familiarizados com o assunto e aprender a nos sentir à vontade em meio a tantas mudanças.

A transformação digital não se trata apenas de uma plataforma (ou tecnologia), apesar disso ser a primeira coisa que vem à nossa mente. Mas ao contrário, a transformação digital possui três elementos básicos, conhecidos como os 3Ps: pessoas, processos e plataformas. Exatamente nessa ordem =)

Pessoas, porque nada se faz sem que elas estejam engajadas na mudança. Isso vale tanto para as pessoas que atuam na ONG quanto àquelas que são as beneficiadas pelo trabalho da ONG.

Processos, que são uma seqüência de etapas para atingir um objetivo.

Plataformas (ou tecnologias), que são as ferramentas para colocar os processos em execução.

Nenhuma jornada de transformação digital acontece sem a combinação desses 3Ps. Pessoas, Processos e Plataformas.

E por que jornada?

Simplesmente porque a transformação digital não é uma linha de chegada a ser alcançada, mas um caminho a ser percorrido. Ou seja, estamos constantemente aprendendo e mudando, assim como as tecnologias.

E nesse caminho, vamos nos acostumando e ficando mais confortáveis para testar novos processos, tecnologias e aprendendo com os erros, sem perder de vista o nosso propósito, que é cumprir a missão da nossa organização.

Ok, então agora que estamos entendendo um pouquinho mais sobre transformação digital, veja o que você pode alcançar nesse processo?

Você poderá, por exemplo:

  • Otimizar a experiência das pessoas beneficiadas
  • Aumentar a efetividade e com isso cumprir a missão da ONG em menos tempo
  • Melhorar a tomada de decisão
  • Fomentar a inovação
  • Promover a colaboração
  • Melhorar o acesso e a gestão dos dados, ou seja, ser mais transparente

E esses são só alguns dos benefícios que a transformação digital pode gerar na sua organização.

A transformação digital é algo que toda ONG deveria considerar fazer, porque pode representar o fator decisivo entre fechar as portas ou se manter funcionando por muitos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro do que acontece por aqui.

Somos uma organização sem fins lucrativos que apoia gratuitamente as pequenas ONGs no Brasil a se transformarem digitalmente.

Nosso trabalho é mantido graças à generosidade de pessoas como você.

informativo hub do bem

Receba atualizações sobre o que acontece por aqui.

contribuição financeira

dúvidas? acesse o nosso suporte clicando no ícone no canto inferior direito do site.