Saiba como as ferramentas digitais contribuem para o sucesso da sua ONG.
Antes de iniciar a jornada de transformação digital, essa organização trabalhava ainda com muitos documentos em papel, como as fichas utilizadas para o cadastro dos beneficiados, que eram guardadas em armários de metal.
Isso dificultava extrair qualquer tipo de informação, porque seria necessário tabular dezenas, centenas de dados.
Então chegou o dia em que implementamos a família de aplicativos do Google.
E tudo passou a ser diferente. Quer um exemplo?
O cadastro anual que a ONG fazia com as pessoas beneficiadas passou a ser em um formulário digital. E adivinhe?!
No mesmo instante em que era preenchido, esse formulário já ia produzindo gráficos e disponibilizando tudo quanto e tipo de informação sobre essas crianças e adolescentes.
Era uma espécie de fotografia, onde dava para ver uma porção de gráficos, cheios de informações interessantes para serem trabalhadas.
Dava até para saber o percentual dos números de calçados dos beneficiados, já que isso era uma informação importante para essa ONG porque ela presenteava essas crianças e adolescentes no natal.
Mais do que isso, nesse formulário tínhamos também informações sobre a família.
Inclusive isso é muito importante para a instituição enxergar que mais da metade das pessoas responsáveis estavam desempregadas.
Ou seja, a ONG poderia começar a ofertar cursos profissionalizantes em parceria com outras iniciativas para ajudar a reduzir esse problema social.
Mas o mais interessante foi o seguinte: essa instituição tinha o discurso há anos de que ela atendia famílias de baixa renda. Mas não havia evidencias tão claras quanto as que passaram a ter utilizando ferramentas digitais.
O formulário online preenchia uma planilha eletrônica que calculava a renda per capita.
E olha só o que aconteceu…
A instituição conseguiu ver que estava atendendo famílias com uma renda relativamente alta para a região, enquanto que do lado de fora, na fila de espera, havia famílias com renda quase zero!
A partir daí essa ONG começou a corrigir isso, ou seja, a desligar as famílias com renda per capita alta e a colocar para dentro da instituição aquelas que realmente precisavam.
Veja como foi importante para essa ONG iniciar a jornada de transformação digital. E você? Quando irá iniciar essa mesma jornada na sua instituição?
Esse foi apenas um dos diversos exemplos sobre como podemos utilizar a tecnologia para o bem.
Não espere mais, conte com a gente para te ajudar nessa caminhada. Agende um horário conosco para uma mentoria gratuita.
Links úteis: